Resumo
- O Google começou a atualizar o firmware do Chromecast, renovando o certificado digital com validade até 2045.
- A solução foi implementada por meio de uma nova autoridade certificadora própria do Google.
- O Google recomenda não resetar o Chromecast, apenas manter o Wi-Fi ativo para instalar o software.
O drama do Chromecast que parou de funcionar parece estar perto do fim. O Google revelou que a solução para a pane desta semana foi implementada e estará disponível para todos “em breve”, porém sem citar a data exata em que isso deve ocorrer.
A informação consta de uma troca de emails entre o serviço de atendimento ao cliente da Nest, empresa de dispositivos eletrônicos do Google, e um consumidor. Na polida mensagem, a big tech ressalta o “prazer de compartilhar uma boa notícia sobre o Chromecast de 2ª geração e o Chromecast Audio”.
Além disso, o jornal inglês The Register apurou que a solução ocorre a nível de firmware. O Google optou por transferir os produtos para uma nova autoridade certificadora própria. A data de expiração passou para 2045, o que significa que os clientes poderão usá-los por mais 20 anos.
Um porta-voz enfatizou que é preciso deixar o aparelho com o Wi-Fi ativo para que software seja baixado e instalado.
Faz cinco dias que os donos dos modelos de Chromecast citados acima não conseguem mais transmitir conteúdo em áudio e vídeo do celular para a televisão. Na internet, a principal análise aponta para um problema com um certificado digital. O Google ainda não informou oficialmente a causa da pane, que afeta clientes do Brasil, Estados Unidos, países da Europa e muitas outras localidades.
Pode resetar o Chromecast?
Não, o Google já orientou em diversas ocasiões que os clientes não devem resetar o Chromecast para os padrões de fábrica. A empresa recomenda que as pessoas tenham paciência até que a solução chegue ao aparelho.
A empresa também informou nesta quinta-feira que está trabalhando numa solução para os clientes que fizeram o reset, porém sem divulgar um cronograma. Alguns usuários conseguiram contornar o problema ao retornar o smartphone para a data de 08/03/2025, mas esse truque não é garantido.
Pane do Chromecast, dia após dia
Confira abaixo a cronologia da pane envolvendo o Chromecast:
- 09/03/2025 – Usuários começam a relatar falhas no aparelho, indicando que o Google Chromecast parou de funcionar e deixou de transmitir áudio e vídeo para a TV.
- 10/03/2025 – Relatos indicam que o erro do Chromecast afeta principalmente o Chromecast 2, modelo popular no Brasil.
- 11/03/2025 – Um especialista no Reddit sugere que a falha foi causada pelo vencimento de um certificado incorporado ao dispositivo, e indica que a correção pode levar até sete dias.
- 11/03/2025 – Google afirma estar ciente do problema e trabalhando em uma solução, mas não confirma a causa e nem indica um prazo.
- 12/03/2025 – Google faz apelo aos usuários para que não restaurem os aparelhos às configurações de fábrica.
- 12/03/2025 – Google envia emails a clientes pedindo desculpas pelo ocorrido e reforçando que trabalha em soluções “o mais rápido possível”.
- 13/03/2025 – Consumidores brasileiros receberam um email sobre a pane.
- 13/03/2025 – O Google confirma que a solução foi desenvolvida, implementada e chegará aos aparelhos por uma atualização automática.
Com informações do The Register