María Becerra já se recupera em casa de uma cirurgia de emergência em função de uma gravidez ectópica que a levou a um quadro de hemorragia abdominal na semana passada. Segundo especialistas, essa condição acontece em 1 a 1,5% das gestações e pode ter diversas causas.
A gravidez ectópica é simplesmente uma gestação que fica fora da cavidade uterina , que é o local onde o embrião deve se implantar.
+ Leia Mais: Tini e Rodrigo De Paul se reconciliaram?
“Isso significa que está fora do lugar. O óvulo geralmente é fertilizado no terço externo da trompa. Algo acontece: quando é fertilizado, em vez de percorrer toda a extensão da trompa e chegar ao útero, onde começa a se proliferar, ele fica preso”, disse Claudia Alonso, obstetra e presidente da associação civil “Dando a Luz”.
As causas são multifatoriais e vão desde a idade até cirurgia abdominal , cicatrizes pélvicas ou até mesmo ter tido uma gravidez ectópica anterior ou uma infecção tubária.
No caso de María Becerra, ela já havia tido um caso anterior de gravidez ectópica . Por isso, Alonso explicou: “ Ela pode continuar tentando engravidar , tomando precauções e com certas intervenções que não precisam ser cirurgias, mas precisam cuidar de alguns aspectos ”.
María Becerra passou pelo mesmo problema em setembro do ano passado, mas não chegou a ficar em estado grave como desta vez.
“Ter uma gravidez ectópica predispõe a ter uma segunda. Há uma condição que torna a situação mais complicada. Essa situação precisa ser abordada . Há várias abordagens. Isso inclui hábitos alimentares, evitar inflamações, secreção tubária excessiva e mobilidade reduzida”, afirmou a especialista.
De qualquer forma, ela transmitiu tranquilidade: “Também existe a fertilização in vitro . Existem maneiras de ser mãe hoje em dia. Eu queria transmitir calma e conscientização. Quando você quer ser mãe, é importante ter controle. Questões que têm a ver com prevenção. É raro, mas é importante consultar um médico precocemente .”
María Becerra cancelou todos os seus compromissos profissionais e vai se afastar das redes sociais até segunda ordem.